Principal DESTAQUES Formosso do Araguaia- Primeiro caso diagnosticado com a Covid-19

Formosso do Araguaia- Primeiro caso diagnosticado com a Covid-19

0
Compartilhe

Formosso do Araguaia- o primeiro caso diagnosticado com a Covid-19, é um homem de 37 anos de idade, entrou em isolamento e a família em quarentena. A Secretaria de Saúde seguirá os Protocolos do Ministério da Saúde.

O paciente procurou o centro de triagem municipal, onde realizou o teste e enviou para o lacen em Palmas que confirmou a doença.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece a população formosense: ‘Estamos com alguns casos de gripe, porém seguindo os protocolos do Ministério da Saúde nem um dos casos notificados se adequam como suspeitas do Coronavírus (COVID-19), os pacientes que sentirem algum sintoma procurem as Unidades, onde estão sendo tomadas as medidas de Vigilância em Saúde e orientação aos pacientes para Isolamento Domiciliar’.

A Secretaria Municipal continuará publicando diariamente um Boletim Epidemiológico para informar a população.

DIVULGAÇÃO DE NOMES DE PACIENTES COM COVID-19

Senhores (as) Gestores (as) provavelmente, por conhecer a realidade de vários municípios do Tocantins, vocês poderão se deparar com situações de questionamentos sobre a identidade de pacientes com Covid-19 em suas cidades. Em alguns municípios do Brasil há registros de divulgação equivocada, até mesmo do endereço de pacientes. O COSEMS-TO recomenda a não divulgação a terceiros de informações como nome e endereço de pacientes que testarem positivo para Covid-19.

Legislação:

Lei nº 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais juntamente com o art. 5º da Constituição Federal, que protege a privacidade e intimidade da pessoa.

Lei nº 13.979: dispõe que pode ser compartilhado os dados essenciais para identificação de pessoas infectadas entre as autoridades para evitar a propagação.

COSEMS-TOGestão2019/2021fb.com/cosemstocantins Instagram: @cosemsto

 Recomendações

O Comitê Gestor reforça o pedido às pessoas para que sigam as instruções de prevenção, segurança e controle do vírus. O isolamento social deve ser mantido, os cuidados com a higiene pessoal. A Covid-19 é uma doença grave e altamente contagiosa, por esta razão os cuidados devem ser redobrados, principalmente pelas pessoas do grupo de risco. A orientação é que fiquem em casa e só saiam em casos de extrema necessidade.

O Comitê também reforça para a comunidade a recomendação do uso de máscara de proteção, item que passou a ser obrigatório na cidade.

Veja a seguir a forma correta de usar o equipamento:

A máscara pode ser de tecido ou descartável;

É preciso que a máscara cubra todo o nariz até o queixo;

Ajuste a máscara com as mãos limpas, antes e depois de colocar ou retirar;

 Não deixe a máscara no queixo, quando precisar tirá-la toque somente nos elásticos;

Não toque na parte externa e não a coloque em superfícies de uso comum;

Troque a máscara de 2 em 2 horas ou sempre que ficar úmida;

Faça o descarte em um saco plástico antes de jogá-la na lixeira;

Lave a máscara de tecido individualmente com água e sabão ou deixe de molho em água sanitária por cerca de 20 minutos.

Deixe seu comentário.

Please enter your comment!
Please enter your name here