Principal CONCURSOS Concurso : Tribunal de Justiça do Tocantins vai lançar o edital do...

Concurso : Tribunal de Justiça do Tocantins vai lançar o edital do concurso em breve

0
Compartilhe

Tribunal de Justiça do Tocantins vai divulgar o edital de concurso público (Concurso TJ TO 2018) pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe – Cespe). A confirmação veio através do documento divulgado no Diário Eletrônico de Justiça do dia, 11 de junho .

A expectativa é que o edital seja divulgado ainda em junho. Os cargos a serem oferecidos serão revelados no edital de abertura.

De acordo com o órgão, o documento de abertura está previsto para este ano, mas ainda não tem cronograma definido. No momento, o TJ já realiza o levantamento de vagas e cargos que serão oferecidos. O Sindicato dos Servidores da Justiça do Tocantins (SINSJUSTO), por meio de seu presidente, Fabrício Ferreira, já protocolizou ofício no órgão no dia 15 de fevereiro, requerendo a realização do concurso de remoção, etapa anterior a realização do Concurso Público.

No expediente, também assinado pelo presidente da Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (ASTJ), Carlos Alberto Leal, e pela presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado do Tocantins (SINDOJUS-TO), Luana Gonçalves Rodrigues, é exposto a necessidade de concurso público do Tribunal de Justiça do Tocantins para suprir o déficit de mão de obra no judiciário tocantinense, originado das aposentadorias e das adequações solicitadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ainda no documento, o concurso público poderá ocorrer após o Concurso de Remoção.

Por fim, o documento busca sensibilizar a diretoria do Tribunal de Justiça do Estado, por questão de justiça e valorização da classe, que o Concurso de Remoção seja implementado anterior ao Concurso Público, oportunizando os servidores que se destaca em produtividade e/ou mais tempo de casa , o deslocamento para a comarca de preferência.

Ofício para realização de concurso de remoção, etapa anterior a realização do concurso público

O Concurso TJ TO 2018

Para realização do concurso TJ TO 2018, já existe um planejamento para abertura do edital, mas ainda não se sabe quando o certame será lançado. Sem realizar concursos há 10 anos – o último foi em 2008 -, órgão conta, atualmente, com aproximadamente 273 cargos vagos, sendo 134 de técnico e 139 de analista judiciário.

Quadro de servidores

De acordo com o portal de transparência do órgão, o quadro de servidores ativos do TJ-TO conta com 1.014 profissionais efetivos. Além disso, o órgão tem 129 magistrados, 425 servidores cedidos ao TJ, 499 servidores comissionados, 65 profissionais de TI, 293 estagiários e 218 voluntários, totalizando 2.578 funcionários.

Último Concurso TJ TO

O último concurso do Tribunal de Justiça do Tocantins contou com 186 vagas. Desse quantitativo, 73 foram para o quadro de servidores e 113 para Ingresso na Titularidade dos Serviços Notariais e de Registros.

As vagas foram destinadas as funções de analista judiciário; analista técnico – especialidade ciências computação; técnico judiciário oficial de justiça avaliador; técnico judiciário escrivão; serviços notariais e de registros; assistente técnico – assistência à editoração; assistente técnico – programação de computadores; motorista; técnico judiciário – contador/distribuidor; técnico judiciário – escrevente; técnico judiciário – porteiro de auditório/depositário; auxiliar de serviços gerais; e auxiliar técnico administrativo. Os salários iniciais chegam a até R$ 2.617,12, a depender do cargo.

Provas – A prova objetiva contou com 50 questões, sendo 20 de conhecimentos gerais (língua portuguesa, raciocínio lógico e conhecimentos gerais de direito) e 30 de conhecimentos específicos. Houve ainda, uma prova discursiva.

Sobre o órgão

Ao ser desmembrado de Goiás, o Tocantins recebeu como herança um território de 286.966 km2, aproximadamente 1.100.000 habitantes, 80 municípios e 20 Comarcas. Apenas cinco juízes, optaram por atuar na recém-criada Unidade da Federação. Eles se concentravam em um raio de aproximadamente 150 quilômetros da Capital provisória, Miracema.

No dia da instalação do Estado (1º de janeiro de 1989) ampliou-se o número de Comarcas, desenhando-se o seguinte quadro: foram criadas nove de Primeira Entrância, elevadas duas à Segunda e uma à Terceira, totalizando 29 Comarcas (17 de Primeira Entrância, 8 de Segunda Entrância e 4 de Terceira Entrância).

Missão
“Garantir a cidadania através da distribuição de uma justiça célere, segura e eficaz.”

Visão
“Estar entre os melhores Tribunais de Justiça e ser reconhecido como mais moderno, célere e eficaz, até 2020.”

Informações do concurso
  • Concurso: Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO)
  • Banca organizadora: CESPE
  • Escolaridade: a definir
  • Número de vagas: a definir
  • Remuneração: a definir
  • Inscrições: a definir
  • Taxa de Inscrição: a definir
  • Provas: a definir
  • Situação: PREVISTO

Deixe seu comentário.

Please enter your comment!
Please enter your name here