Principal GERAL Projeto de estudantes da UFT oferece exames gratuitos de papanicolau em posto...

Projeto de estudantes da UFT oferece exames gratuitos de papanicolau em posto de saúde

0
Compartilhe

O projeto ‘Rosa dos Ventos’ de estudantes de Medicina da Universidade Federal do Tocantins vai oferecer exames preventivos de papanicolau e testes para detecção de doenças sexualmente transmissíveis neste sábado (5) e domingo (6), na unidade de saúde da Arno 42 (antiga 405 Norte). O objetivo é atender mulheres que têm entre 24 e 60 anos e gestantes de todas as idades.

“Vamos trabalhar com a busca ativa de câncer de colo de útero, com os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, o exame colpocitológico da gestante e vamos fazer mais um exame, que é o estudo microbacteriológico dos corrimentos vulvares e vaginais”, explicou o professor Valdir Francisco.

O projeto que nasceu dentro da sala de aula tem o objetivo de atender mulheres e sensibilizar quanto aos métodos preventivos. O câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais comum entre elas, sendo superado apenas pelo câncer de pele e de mama.

Cerca de 30 alunos e seis professores vão fazer os atendimentos na unidade de saúde. O público alvo envolve, principalmente, mulheres atendidas pelos centros de saúde da Arno 42, 43, 44 e 61 (antigas 405, 407, 409 e 503 Norte).

Também estão programadas palestras e rodas de conversa sobre vários temas relacionados à saúde feminina. O projeto é feito em parceria com a Associação dos Ginecologistas e a Secretaria Estadual da Saúde.

Esta é a primeira edição do projeto Rosa dos Ventos, mas os estudantes já levaram atendimento a comunidades de quilombos no Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins.

Deixe seu comentário.

Please enter your comment!
Please enter your name here